terça-feira, 23 de abril de 2013


(Fonte: Banco de imagens Google.com)

Bolo de Origem Alemã 
O Bolo Floresta Negra não foi nomeado diretamente por influência da Floresta Negra (Schwarzwald, região montanhosa na região sudeste da Alemanha), senão pelo licor de cerejas Ginja típico daquela região, conhecido como Schwarzwälder Kirsch(wasser) 

(Fonte: Banco de imagens Google.com)

Este é o ingrediente que, com o toque característico de cereja e o teor alcóolico, dá o sabor ao bolo. Cerejas, chantili e Kirschwasser foram combinados como sobremesa pela primeira vez na forma de uma receita com cerejas cozidas, que eram servidas com creme e Kirschwasser, enquanto o bolo combinando cerejas, biscoito e chantili (mas sem o Kirschwasser) provavalmente surgiu na Alemanha

(Fonte: Banco de imagens Google.com)

Apesar de fazer lembrar uma floresta sombria, escura e sem vida, esta receita é originária de uma região muito rica em cores com 200km de comprimento no Sudoeste da Alemanha.


(Fonte: Banco de imagens Google.com)



A região também foi a inspiradora para alguns clássicos infantis como Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho. Seus pinheiros de tons escuros foram a inspiração do bolo.



(Fonte: Banco de imagens Google.com)
Sua história tem diferentes versões mas a mais conhecida é que seus ingredientes foram inspirados nas roupas das mulheres solteiras da região. O granulado são como os vestidos pretos, o creme de cima como suas blusas e as cerejas “d.o.c.” da região são como os chapéus com bolas vermelhas conhecidos como bollenhut.

(Fonte: Banco de imagens Google.com)

 Nos Estados Unidos, o bolo Floresta negra é mais comumente preparado sem álcool. Entretanto, segundo as tradições alemãs, o Kirschwasser é obrigatório na receita, sendo ilegal a venda do bolo sob o nome Floresta Negra sem o licor

Bem eu vou dar uma receita aqui no Blog de bolo Floresta Negra que vai Licor como é a tradição na Alemanha 

 Bolo Floresta Negra

(Fonte: Banco de imagens Google.com)

Ingrediente:
-1/2 xícara de manteiga

-2 xícaras de açúcar

-3 ovos

-2 xícaras de farinha de trigo c/ fermento

-1 xícara de chocolate em pó

-1 1/2 xicara de leite integral

300gr de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de açùcar

300gr de cereja em calda

200 ml de licor de cereja(não é a calda que vem com a cereja,é licor mesmo!!!)

3 cravos

1 xícara de água

chocolate meio amargo para raspar e decorar

Modo de Preparo:

Na batedeira,adicionar a manteiga e o açùcar. Bater até virar um creme esbranquiçado,adicionar as gemas e reservar as claras em outro recipiente.Incorporar a farinha de trigo,o chocolate em pó e o leite.Misturar até ficar homogêneo.Com a ajuda de um fouet bater as claras em neve e agregar á massa.Uma dica,misture sempre lentamente para conseguir uma massa fofa e levinha!!!Levar ao forno por 25 min.

Chantilly:

Bata na batedeira o creme de leite fresco e o açùcar até ficar na textura de chantilly(quando a pá da batedeira começar a "cortar" o creme)

Calda de cereja:
Misture o liquido da conserva do potinho da cereja com a água,o cravo e o licor de cereja.Deixe ferver levemente e reserve.

Montagem:
Depois de assado,cortar o bolo ao meio molhar com a calda de cereja e adicionar o chantilly com pedaços de cereja.

Cobrir com o resto do chantilly e decorar com raspas


Também preparei um vídeo super legal para vocês  vamos lá então




(Fonte: Banco de imagens Google.com)









Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário